domingo, 4 de setembro de 2022

AUTÔMATO

 


AUTÔMATO 

            Os dias anteriores haviam sido chuvosos, mas agora o tempo estava aberto e todos estavam sofrendo com o calor e a poluição. Alex caminhava pelas ruas do centro apinhadas de gente e assim como as demais pessoas, ele tinha o semblante preocupado e os passos apressados, mas a preocupação e a pressa de Alex, ao menos daquela vez, era diferente da que assolava aos demais, seus pensamentos estavam divididos entre o volume que carregava debaixo do casaco e a descoberta inquietante da noite anterior.

“Hoje não é apenas mais um dia comum”, pensava consigo mesmo. Durante a noite anterior o jovem contabilista, sozinho, teve uma revelação que transformou todos os seus pensamentos, indignado com a cegueira sobre si mesmo e excitado com toda a verdade descoberta, Alex percebeu o que ele realmente era e não se sentiu estranho ou espantado com aquilo apenas experimentou de uma necessidade incontrolável de revelar aos outros a verdade.

            “Eu rasgarei o véu, eu mostrarei a todos do que sou feito e literalmente eles poderão ver...”. Pensou um pouco e continuou: “Libertarei todos das mentiras, devem existir outros como eu!”, pensava com orgulho, “Nunca mais me enganarão, nunca mais nos enganarão”. As conjecturas de Alex atingiram níveis incompreensíveis mesclando ansiedade e euforia quando chegou ao prédio de escritórios onde trabalhava. Entrou sozinho no elevador e tirou o casaco, o objeto que carregava ficou exposto e Alex o olhou com uma cumplicidade de irmão.

            Entrou abruptamente no escritório bloqueando a porta, que também era a única saída, assustados seus colegas o viram de arma em punho e começaram a gritar e se esconder, Alex sorria abertamente enquanto apontava a grande arma para a própria cabeça enquanto bradava: “Eu descobri a verdade sobre o que eu realmente sou, vim até aqui para que vocês possam saber também e, um dia certamente, descobrir que talvez vocês sejam iguais a mim!”.

Sua fala atingiu um tom profético e solene enquanto desenvolvia seu discurso final reticente: “Talvez, alguns de vocês também sejam como eu... Eu não sou humano, eu sou uma espécie de monstro, um tipo oculto de parafernália... Uma traquitana ainda não explicada sendo desvelada frente seus olhos. Acredito que assim como eu existo, devem existir muitos outros como eu”. Ele parou por um instante procurando os olhos das pessoas desesperadas dentro da sala, mas ninguém olhava diretamente para ele, todos estavam assustados e encolhidos pelos cantos, debaixo das mesas ou abrigados atrás de divisórias desgastadas.

Alex sorriu e, como era de seu costume, se desculpou por toda agitação que havia causado e fechando os olhos disparou a arma contra a própria cabeça.

Depois do estampido do revólver houve silêncio, aos poucos as pessoas foram se aproximando do corpo caído que bloqueava a porta. Do buraco aberto pelo projétil não saía sangue algum, havia apenas um fluído cinzento, óleo e uma profusão de minúsculas engrenagens e finas correntes.



Autor: Vagner Tadeu Firmino

A Triste Figura

Moderno Bestiário Urbano

Direitos Reservados

atristefigura@gmail.com

Fonte das Imagens: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário