terça-feira, 15 de abril de 2014

UM CÃO ANDALUZ



Esta tarde me deu vontade de assistir um filminho, coisinha leve... Bem Sessão da Tarde mesmo ksksksksks


O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos. Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o inconsciente e as fantasias. Representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".




Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.
Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois constitui uma importante tentativa de rompimento com toda a lógica e linearidade narrativa com forte apelo e referência à dimensão onírica. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes, como a do globo ocular sendo seccionado. O efeito causado nos espectadores foi a tentativa de achar uma lógica para imagens, criando uma série de interpretações, todas presas nos valores vigentes. A resposta estava no inconsciente.
Com fotografia em preto-e-branco e mudo, o filme colabora com a estética surrealista proposta pelo cineasta.

Título original: Un Chien Andalou
Lançamento: 1929 (França)
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel / Salvador Dalí
Gênero: Fantasia
Duração: 16 min
Tipo: Curta-metragem
Elenco:
Simone Mareuil …………. Jovem garota
Pierre Batcheff ………… Homem
Luis Buñuel ……………. Homem no prólogo
Salvador Dalí ………….. Seminarista

Hoje o filme pode ser facilmente assistido on-line, ou até mesmo baixado. Recomendo a compra, você vai querer ter este filme para uma pipoquinha...

Como já devem ter percebido, um trecho deste filme ficou muito conhecido na internet como "Navalha no olho", muito buscado no Google. Veja o trecho, mas não deixe de assistir o filme inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário