quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O SINAL WOW!

            Em 15 de Agosto de 1.977 um sinal de origem alienígena foi captado pelo radiotelescópio Big Ear.

O Sinal e o "Wow!" escrito por Jerry E. Ehman

O SINAL Wow!


Jerry E. Ehman, que trabalhava pelo programa SETI, em Ohio (E.U.A) foi quem percebeu o sinal de rádio e ao lado deste escreveu rapidamente Wow!, o que gerou o nome do sinal.



            O radiotelescópio Big Ear escaneava o céu enquanto a Terra girava, o sinal era uma fonte constante de ondas de radio que destacava-se das demais ondas de radio que vinham do espaço. O computador registrou o sinal como uma sequencia de seis letras e números que durou 72 segundos.
            Posteriormente foi descoberto que o Sinal Wow! era proveniente da constelação de sagitário com uma frequência de 1420.4556 MHz, correspondente à linha 21 do hidrogênio. A estrela mais próxima existente naquela direção está a 220 anos-luz de distância, desta forma a possível civilização que enviou o sinal o fez há mais de 200 anos.

O BIG EAR

            Este radiotelescópio não é giratório, mas sim fixo ao solo. Sua varredura é efetuada pelo próprio movimento de rotação do planeta captando sinais vindos do espaço por intermédio de um feixe receptor bastante estreito e apontado diretamente ao infinito. A sensibilidade é maior na região central do feixe, diminuindo nas laterais, desta forma toda fonte de radio vinda do espaço cruza o radiotelescópio, ela aumenta de intensidade quando a rotação da Terra traz o sinal para o centro do feixe.
            No caso do Big Ear, qualquer sinal do espaço levava sempre 72 segundo para atravessar o feixe. E foi exatamente o que ocorreu naquela noite. Caso o sinal captado fosse proveniente da Terra, a intensidade cresceria quase que imediatamente e diminuiria de forma abrupta, se fosse o sinal proveniente de algum satélite terrestre também não apresentaria o intervalo de detecção de exatos 72 segundos.

O Radiotelescópio Big Ear

JANELA D’ ÁGUA – A LINHA 21 DO HIDROGÊNIO


            O hidrogênio, elemento mais abundante do universo, possui uma frequência natural de emissão de 1420.4556 MHz, que também é chamada de linha 21 e por ser o elemento em maior quantidade no universo, os cientistas acreditam que esta seja a frequência mais obvia para se tentar algum contato com outras civilizações, tanto para transmissão quanto para recepção de sinais. Em 1.977, o Sinal Wow! foi detectado exatamente nesta frequência.
            Neste universo do qual conhecemos tão pouco o Sinal Wow! é somente mais um mistério, pois não há como saber exatamente o que gerou o sinal e, se este foi realmente gerado muito no espaço profundo, o que seria? Um fenômeno astronômico sem precedentes, ou uma real transmissão alienígena interceptada?
            A única verdade que conhecemos é que os estudos não chegaram a conclusão alguma e não há maneira de seguir em frente, não há como refutar nenhuma das ideias contrárias ou a favor de que o sinal realmente partiu de uma civilização extraterreste inteligente. Responder ao Sinal Wow! também não pareceu ser uma opção naquela época, pois pela distância percorrida pelo sinal de rádio uma resposta levaria mais de 200 anos para chegar ao destino. Neste meio tempo a civilização que enviou o primeiro sinal pode nem existir mais, ou mesmo ter se esquecido do experimento.


O Sinal Wow!

Será que 'eles' acreditam em nós?

Fonte:

Wikipédia – Página visitada em 09/12/2013
Mistérios do Mundo (http://misteriosdomundo.com/o-sinal-wow - Página Visitada em 10/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário