Finalmente dando continuidade a ideia de falar um pouco sobre games neste blog resolvi desenterrar alguns jogos, ou melhor, cartuchos do baú e o primeiro que retirei foi este ótimo jogo que não envelhece nunca e diverte sempre: KeystoneKapers.
Também muito conhecido como “polícia e ladrão” e “jogo do guardinha”, este divertido game da Activision foi lançado no longínquo ano de 1.983 para o Atari 2.600 e posteriormente também para Atari 5.200, Atari 8-bits, ColecoVision e MSX. Um dos grandes sucessos do console Atari que juntamente com Pitfall, que aliás tenho um caso tenebroso para contar em outro post, alavancaram as vendas e o sucesso da empresa e do console.
Projetar jogos para as plataforma da época deveria ser o inferno, mas KeystoneKapers é a prova que era possível fazer muito com pouco. O jogo todo flui muito acima da média para os jogos da época, os gráficos apesar de simples são bem desenhados e não é necessário muito esforço para identificar os objetos e os personagens na tela. O ambiente, uma loja de departamentos, é muito bem desenhado e parece ‘sólido’, o ‘guardinha’ Kelly Keystone destaca-se bem na tela e o meliante Harry Hooligan, embora graficamente um pouco mais apagado, também.
Tela inicial do jogo
Capa do jogo estilizada
Como já deu para perceber o objetivo do jogo é bem simples, o policial deve perseguir e capturar o ladrão pelos andares de uma loja de departamentos, isto sem dar nenhum tiro, se fosse um jogo de hoje o policial portaria uma bazuca... Bem, o policial inicia o jogo na parte centra da tela do andar térreo e move-se da direita para a esquerda, fato incomum para a época, além de ter de suar a farda para cumprir com o dever o oficial Kelly Kapers ainda tem que desviar de obstáculos estranhos. Cercas elétricas no chão, carrinhos de compras, bolinhas saltitantes e aviões de rádio controle, controlados não se sabe por quem, são os obstáculos preparados para atrapalhar sua missão e seu score.
Um dos obstáculos é o carrinho de compras que aumenta de velocidade conforme seu progresso no jogo.
Sim, isto aí acima é uma cerca elétrica...
De cima para baixo: Carrinhos de compra, bolinhas saltitantes, cercas elétricas, Harry Hooligan, avião de rádio controle e o Oficial Kelly Keystone.
Jogando um pouco você já percebe que é um jogo perfeito para tomar de você várias horas do dia, o jogo é rápido, movimentado e não cansa. Nosso homem da lei não possui muitas opções de movimento, na verdade ele apenas corre, pula e se agacha. Parando na frete dos elevadores e direcionado o joystick para cima ele entra no elevador, mas não pense que isto deixa a captura mais fácil, pois se você tentar descer do elevador no mesmo andar que o ladrão e estiver na frente dele, o gatuno safado corre em direção oposta... Pilantra.
Existem também as escadas-rolantes e pode até parecer estranho correr o jogo inteiro para pegar o ladrão e ter ficar parado na escada-rolante até chegar ao andar superior, mas até isto é bem pensado já que é um momento para que você descanse um pouco.
Em jogos de Atari não existe estratégia? Jogue então um pouco deste jogo, você vai perceber que para vencer os obstáculos ou decidir se vai pelo elevador ou pelas escadas vai beneficiar ou atrapalhar a captura.
Os efeitos sonoros durante o jogo completam a diversão e o barulhinho do guarda correndo faz você querer correr ainda mais, a dificuldade do jogo é progressiva e a cada novo estágio é exigido do jogador mais estratégia, habilidade e precisão já que os objetos que atrapalham a captura de Harry Hooligan passam a ter comportamentos diferentes exigindo novas atitudes do jogador.
Curiosidade:
Uma curiosidade sobre este jogo é que ele é baseado em uma série de comédias do gênero pastelão do cinema mudo chamadaKeystoneCops, a série de Mack Sennet produzida para seu estúdio,KeystoneStudios, tratava das trapalhadas de um grupo de policiais no combate ao crime. A série de filmes fez muito sucesso entre 1.912 e 1.917 sendo os KeystoneCops utilizados como coadjuvantes em filmes de Charlie Chaplin e FattyArbuckle.
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