domingo, 5 de agosto de 2012

BALAS SOFT, CORRIDA MALUCA E LENDAS URBANAS

            Uma noite destas estava eu mais uma vez navegando a esmo pela internet com a desculpa de obter inspiração para escrever alguma coisa, na verdade estava é enganando a mim mesmo já que depois da internet a produção literária de escritores ao redor do mundo caiu em mais de 50%... Depois da invenção do notebook então quase não se escreve mais nada. Exagero meu, os escritores de verdade continuam bons e escrevendo sim, eu é que além de ser apenas um amador tenho muita dificuldade em manter a atenção em algo por mais de 10 minutos.
            Bem, o fato é que eu estava como muitos à deriva no oceano eletrônico quando passei por um blog onde havia depoimentos de pessoas que sobreviveram às terríveis Balas Soft, e mais uma vez a internet me trouxe um bom sentimento de vitória, afinal tenho muito vívida em minha mente a lembrança do dia em que, quando ainda criança, fiquei engasgado com uma bala desta. Para quem não conhece as Balas Soft foram muito populares nos anos 80 (Sim, de novo esta década controversa), eram balas coloridas redondas e com uma pequena concavidade no centro, muito agradáveis de serem vistas e muito mais de serem devoradas pelas crianças, que em sua maioria acabavam engasgadas.
            A primeira vez em que engasguei com uma destas balas foi na casa de minha avó materna (Saudosa Dona Alice), não lembro ao certo quem foi que atentou contra minha vida recém-iniciada ao me dar um punhado de Balas Soft, mas me lembro bem de poucos minutos depois de colocar o doce mortal na boca estar engasgado e quase que imediatamente sendo virado de cabeça para baixo no tanque de lavar roupas pela minha mãe enquanto minha avó batia nas minhas costas, a bala demorou a desentalar e quando o fez foi lançada velozmente para o fundo do tanque. Felizmente, ou não, vocês decidem, fui salvo (É verdade sim, estou aqui escrevendo...). Sei que me engasguei mais vezes com o irresistível doce que se a Madrasta Má tivesse oferecido para a Branca de Neve no lugar da maçã a história seria outra, mas nenhuma destas vezes marcou tanto quanto esta primeira vez em que quase, ainda infante, perdi a vida. Apenas sei que depois de um tempo fui proibido de consumir estas balas, eu também já estava traumatizado e quando alguém oferecia, eu respondia: “Não, eu engasgo com esta bala...” Não sei se meus amigos também foram proibidos de chupar esta bala na época, isto porque eu não tinha amigos na época, fora é claro o duende que morava perto do poço e me mandava por fogo nas coisas...
            Nos sites que falavam sobre as experiências com a bala havia muitos pareceres a respeito do caso e muitos concordavam que na verdade a fabricação e venda e destes artefatos malignos não passava de um plano do governo para matar milhares de crianças pelo país e assim economizar com vacinas (saúde) e educação, ou então era um plano satânico de sacrifício infantil em massa para que certa rede de TV ganhasse as bênçãos do mal para a criação de um programa maligno para uma apresentadora que muito se fala ter parte com o demo... Em minha opinião não é nem uma coisa nem outra, estas balas foram apenas mais uma coisa dos anos 80, época em que nada era muito regulamentado e nem as pessoas regulavam muito bem... Só para constar, não foi encontrado nenhum caso de criança que tenha morrido por engasgamento com balinhas Soft.
            Estas lembranças de minha infância me levaram para as tardes das seções de pipoca (Que também fazem muita gente engasgar, mas não existem fóruns sobre isto) e desenhos dos parceiros Hanna e Barbera, principalmente para as lembranças dos episódios de “Corrida Maluca” onde eu ainda em tenra idade filosofava sobre o comportamento incompreensível de Dick Vigarista, “Se ele já está à frente de seus concorrentes não existe motivo para que estacione e perca tempo em mirabolantes planos falhos” e “Dick Vigarista apenas não obtém sucesso em sua empreitada na disputa, pelo motivo de lançar mão de métodos escusos para obter a desejada vitória...” (Talvez não com estas palavras, mas era por aí...). Como sei que o desenho teve apenas uma temporada, fiquei pensando em quem então seria o vencedor da corrida, sempre simpatizei com o Professor Aéreo, Rufus Lenhador e Tio Tomás. Sem resposta resolvi pesquisar na internet, mas acabei como sempre me distraindo com outra coisa.
            Foi então que tive uma surpresa quando chegou minha revista Mundo Estranho (Editora Abril edição 126 Julho/2.012 pags. 46 e 47), trazendo uma matéria com respaldos esportivos e científicos sobre quem seria, dentre os Volantes Birutas, o grande campeão da Corrida Maluca (!!!). Pelo método utilizado pela revista os Irmãos Rocha (Aqueles primos do Capitão Caverna) foram os vencedores, achei legal, pois minha antipatia sempre foi por Peter Perfeito...
O método utilizado para o cálculo da pontuação foi utilizando os critérios atuais de pontuação da Fórmula 1, ou seja, 25 pontos para o primeiro colocado, 18 pontos para o segundo e 15 ao terceiro, uma vez que no desenho não são mostrados critérios de pontuação. No total foram 34 capítulos, ou seja, 34 corridas (circuitos), seguindo este critério de pontos e analisando as 34 ‘provas’ os Irmão Rocha a bordo do Carro de Pedra acumularam 264 pontos, ficaram três vezes no local mais alto do pódio, cruzaram a linha de chegada oito vezes na segunda posição e três vezes na terceira posição levando assim o troféu dos Volantes Birutas. Em segundo ficou Rufus Lenhador com 243 pontos e em terceiro a Quadrilha de Morte com 220 pontos. O bobão engomadinho que atende por Peter Perfeito ficou em 9º à frente apenas do Sargento Bombarda e do trapaceiro Dick Vigarista.
            Transmimentos de Pensação à parte foi muito legal ver os personagens do desenho estampados na revista em uma matéria tão importante (É sério pessoal), Willian Hanna e Joseph Barbera realmente eram, digamos, encapetados... Na verdade acho que existem até lendas urbanas sobre isto... Mas o que eu quero dizer é que eles criaram desenhos e personagens que todos conhecem e estão gravados no inconsciente coletivo da humanidade, o que será isto? Pelas regras das lendas urbanas isto pode ser:

1 – Parte com o demo;
2 – Plano do governo;
3 – Plano de dominação mundial Illuminati;
4 – Plano alienígena para estudo do comportamento humano e posterior dominação de nossa raça e nossos abundantes recursos.

            Antes da popularização da internetexistiam apenas a Loira do Banheiro e a Gangue do Palhaço, hoje as lendas urbanas não são mais regionais, houve uma globalização de lendas urbanas e ninguém mais sabe o que é o que e nem quem é quem (Coisa típica do mundo moderno, não?). No Google o termo “lendas urbanas” trás 4.140.000 é incrível como tem lenda de tudo e tudo acaba por vivar uma lenda urbana e a única lenda moderna que conheço é a do “Prometido”, o prometido aumento de salário...
            Existem sites ‘especializados’ neste tipo de coisa e pessoas que vivem disto, cara porque eu não pensei nisto antes? Fui me meter a trabalhar normalmente e agora olha aí. Uma nova lenda urbana sempre aparece circulando na rede, mas também dura somente até o aparecimento da próxima, ou seja, quase nada. Antes as lendas eram menos perecíveis eu, por exemplo, ouvi falar da Loira do Banheiro durante todo o período escolar, todos tinham muita curiosidade e muito medo da Loira, hoje esta distinta senhora é uma quase esquecida. No lugar dela as pessoas falam de, por exemplo, “Blood Mary” (Que não tem nada de novo) e mesmo sem saber pronunciar o nome, as crianças já temem repetir este nome diante do espelho e tem também gente misturando ainda mais as lendas, chamando a tal de ‘Maria Sangrenta’ diante do espelho do banheiro da escola após dizer também três pesados palavrões e dar três descargas no banheiro, esta parte das descargas é até bom, pois assim muitos vão aprendendo a fazer uso deste dispositivo que parece ser desconhecido da maioria.
            Realmente um dia tudo será lenda, apenas uma lembrança de um passado distante, em um futuro próximo tudo estará miscigenado e ninguém saberá a origem de nada (E ninguém será de ninguém também). Seria isto um plano de dominação arquitetado por alienígenas Illuminatis que estão por detrás do governo para confundir nossas memórias e acabar com nossa raça valendo-se até mesmo de inocentes balinhas enquanto pessoas perdem tempo calculando o quadro de vencedores de atrapalhados automobilistas em um desenho animado? Tomara que sim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário